CASTIEL ESTÁ DE VOLTA!

Em primeiro lugar, todos digam bem alto: CASTIEL ESTÁ DE VOLTA! Agora que começamos nossas reviews da oitava temporada, nada melhor do que iniciar com a volta de nosso anjo favorito. Eu respeito os fãs que preferem as coias como na primeira temporada, com os irmãos Winchester sozinhos na estrada caçando monstros diversos, mas para mim, Castiel, desculpem-me o trocadilho, deu nova alma ao show.

O episódio “A Little Slice of Kevin” (Uma pequena fatia de Kevin) começa com a abdução de uma criança por uma professora endemoniada, seguida de uma tempestade. Logo depois, vemos Dean na estrada dirigindo seu imponente Impala, comendo porcarias e ouvindo mais umas de suas animadas músicas favoritas.


E eis que ele vê Castiel na estrada... 

A partir daí a história se desenvolve em duas frentes. Os Winchesters se põem a investigar os desaparecimentos dos futuros profetas e se deparam com a volta inusitada de Castiel. O profeta Kevin e sua “mamãe-tigresa” Linda acabam capturados por Crowley graças à raição da bruxinha sexy Delta Mendota, sendo esta recompensada por ele ao ser desmaterializada com um estalo de dedos. Pena, eu gostava dela.


Posteriormente, Linda escapa e vai pedir ajuda aos nossos caçadores favoritos. Enquanto isso, Crowley tem um momento, digamos assim, mais íntimo com Kevin, com direito à tentativa de assassinato da mãe do profeta, tortura e até a cortar fora um dedo do mesmo. Tudo isso para que ele lesse a “tablet” divina e, no caso, não me refiro a um iPad. Aliás, pode-se dizer que O Rei do Inferno já começa o episódio “endiabrado” e assustador. Tortura o pobre anjo “júnior” Salamandriel e mata dois futuros profetas de maneira muito dolorosa.
Paralelamente a isso, Dean tem que lidar com suas desconfianças sobre a volta de Castiel. Do jeito que o anjo estava, como ele poderia ter voltado do Purgatório por suas próprias forças? E como Cas poderia simplesmente não se lembrar sobre como saiu de lá, quando Dean se lembra de cada detalhe, cada minuto de sua estada? Além disso, Dean tem que enfrentar seus pensamentos de culpa em relação ao fato de haver deixado o amigo para trás.
Voltando ao momento tête-à-tête entre Crowley e Kevin, este está num ânimo bem mais colaborativo, agora que foi aliviado do incômodo de ter dez dedos e vai traduzindo os conteúdos da tablet. Suas principais revelações: nela há uma seção sobre como selar os portões do Inferno (o que preocupa bastante o demônio) e que, na verdade, há um compêndio de tablets, não apenas uma só.


O confronto final se dá entre Castiel e Crowley. O demônio não vê o anjo como ameaça, pois ele parece enfraquecido. Então o velho Cas mostra toda sua luminescência ameaçadora: empunha sua adaga de anjo, seus olhos brilham, suas asas negras se erguem. “Você vai querer arriscar?” desafia o anjo.


Amedrontado, Crowley tenta desaparecer com a tablet, mas Castiel a agarra na outra ponta e cada um fica com a metade. O embate final terá que ficar para outra hora.

Dean então critica Castiel por ter sido tão imprudente por enfrentar Crowley sozinho. Castiel percebe que o amigo sofre da culpa de tê-lo deixado, mas com seu toque angelical, faz com que Dean veja novamente o flashback correto: foi Castiel que preferiu ficar no Purgatório como penitência por seus pecados.

Quando tudo parece resolvido, Castiel de súbito se vê em uma sala branca no Céu. Lá, atrás de uma escrivaninha, vê uma “anja” chamada Naomi (participação de Amanda Tapping, de Stargate), que revela que os anjos, com muito sacrifício, o libertaram do Purgatório.


Ela lhe faz perguntas e o incumbe da missão de espionar os Winchesters. Castiel recusa, mas antes que possa levantar alguma outra objeção, está de volta à presença dos amigos humanos, que nem notaram que ele partiu. E Cas, sem memória da trama de Naomi, torna-se um joguete nas mãos dos outros anjos.

Citações de outro mundo:

Kevin: “Mãe! Tem que parar de me afogar em água benta toda vez que volto!”

Salamandriel: “São apenas esses nomes! A próxima geração ainda não nasceu!”
Crowley: “Bem, então eu não tenho mais motivos para torturá-lo, certo?” (Crowley enfia a adaga de anjo em Salamandriel, que grita de dor.) “Desculpe, mas quando a gente começa, não dá pra parar.”

Kevin: “A próxima passagem é 'A influência demônica na tapeçaria coletiva da alma'.”
Crowley: “Blah blah blah. Ninguém edita essa droga? Até agora, como escritor, Deus é um saco. Nada divertido em festas, segundo ouvi dizer.”

Crowley (enfrentado Castiel, cada um segurando uma adaga de anjo): “É bem ao estilo de West Side Story, mas sejamos lógicos. Você parece que passou pelo inferno, e eu sei dessas coisas.”


Dica musical de Dean:
We Gotta Get Out of This Place” (The Animals)


Dica culinária de Dean:
Batatinhas chip “Peat's Classic”


Perguntas de explicação sobrenatural:
- Como Dean come tanta porcaria e não engorda?
- Como ele passou tanto tempo no Purgatório e não lhe cresceu a barba nem o cabelo?
- Crowley é um bom vilão/antagonista para os Winchesters ou é simpático demais?
- Será que veremos Delta novamente? (Por favor diga que sim!)
- Você gostaria de ter uma mãe como Linda?
- O que Naomi pretende ao usar Castiel para espionar os irmãos?
 
Top