"Eu sou o perigo! Eu sou aquele que bate na porta!"

“Breaking Bad” procura a cada episódio solidificar sua trama, mesmo que para isto, o ritmo torne-se mais lento. Em meio a isso, a consistência de bons diálogos seguidos de diálogos ainda melhores anexos a uma fotografia espetacular torna “Cornered” uma obra prima de 40 minutos.

O objetivo desta pausa é focar em seus personagens e até mesmo descaracterizá-los para reapresentá-los mais uma vez. O que vimos foi um novo Walter, impulsivo e fora de controle, deixando o ego de Heisenberg torná-lo irracional. Em seu comportamento egocêntrico W.W se opõe ao estereótipo de protagonista de uma série, ao mesmo tempo em que se mostra um completo estúpido se opondo a Skyler.

"Eu sou o perigo! Eu sou aquele que bate na porta!". Eis a frase que define Walter White, que define “Breaking Bad” e toda sua trama em torno da personagem. Mesmo depois de Skyler decidir unir forças a Walter em seu negócio lucrativo, a barreira que dividia o mundo daquele pai de família ao de cozinheiro de crystal meth, ainda estava lá. Skyler não estava ciente do que Walter é capaz, agora o vidro começa a trincar.


Walter mudou. Neste episódio, testou novas estratégias, corrompeu pessoas (mesmo que trazendo péssimas conseqüências), deu novos passos. Porém, o inimigo permanece em silêncio. Gus possui uma estrutura sólida e inextricável em seu negócio. Nada parece atingir o Poderoso Chefão, nem mesmo as peraltices de Walter que deporta três mulheres após um ato de rebeldia contra o afastamento de Jesse.

Este por sua vez torna-se obstante ao Jesse de uma exaustão gigantesca que vimos a episódios atrás. Sua recuperação foi mais rápida do que esperado graças à estratégia de Gus de separar a dupla. Pela primeira vez, Jesse toma iniciativa, mesmo que manipulado indiretamente por Mike em seu plano de invasão a casa de dois traficantes (um deles Tucker!!!) de crystal meth. A imagem de puro ego de Walter com sua frase “Tudo se resume a mim” na cena do estacionamento não é sequer suficiente para fazê-lo ter outros pensamentos, enquanto, a sequência reflete a direção perfeita que os planos de Gus vem tomando.

Ademais, a cena de abertura de "Cornered" similar a de "Bullet Points" se encaixa perfeitamente na trama deste episódio. A prova final de que Vince Gilligan planejou sua temporada de 13 episódios do início ao fim. Skyler, por sua vez, volta a se afastar de Walter, regressando ao posto de bitch-mom-control-freak que deve proteger sua família do homem que, pelo menos em tese, protege sua família.

Em suma, podemos ter certeza que daqui a algumas semanas, devemos nos lembrar deste episódio como o primeiro passo à frente da 4ª temporada que caminha para, o que prevejo ser, mais um categórico banho de sangue.

Postar um comentário Disqus

 
Top