“Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados filhos de Deus”

O 4º episódio da atual temporada de Damages enfim colocou todas as cartas na mesa, nos apresentando mais profundamente o pensamento distorcido de Howard Erickson e nos revelando quem realmente é Jerry Boorman, o que a High Star tem a esconder e quem a está acobertando. Mas também cometeu alguns deslizes em seu roteiro...

Está mais do que claro que Erickson é aquele cara que pensa que os fins justificam os meios. Ele realmente acredita que está protegendo seu país e que está agindo segundo os ideais da Bíblia, ainda que para isso tenha que torturar e assassinar pessoas. Mas no fim das contas, Howard Erickson nada mais é que um americano cristão extremista, praticamente um Bin Laden ocidental. Afinal, o que o diferencia de um muçulmano extremista, além de sua religião e sua cidadania americana?

Talvez o sacrifício de um dos seus. Erickson pode ser um extremista e ter ordenado a A.C. que torturasse Sanchez para descobrir quem era a nova testemunha de Ellen, porém ficou visivelmente balançado quando soube que Boorman obteve a mesma informação por outros meios. Será que vai bater o arrependimento e ele entrará em rota de colisão com Boorman? Será ele o torturado na cadeira, assistindo seu próprio vídeo?


O episódio também revelou que Boorman é o cara da CIA responsável por dar a Erickson a oportunidade de “defender seu país” através da operação Dust Devil (ou sua abreviação “D.D.”, gravada nas costas do medalhão da equipe de Chris Sanchez), uma operação ilegal para capturar e torturar possíveis terroristas afegãos, com o objetivo de conseguir informações sobre o Taliban. Mas também mostrou que Boorman é outro extremista que age à revelia dos EUA e da própria CIA, uma vez que a operação D.D. foi cancelada pelo governo americano. Boorman e a High Star continuaram a operação assim mesmo, o que acabou com a morte dos três membros da equipe de Sanchez.


Pois é nesse baita vespeiro que Ellen e Patty estão colocando as mãos. Talvez a maior encrenca de todas as temporadas de Damages, uma vez que não é apenas uma indústria que será afetada caso elas consigam fazer vazar o escândalo, mas também pessoas do governo e a CIA. Gente muito poderosa, com muito a perder e que não vai medir consequências para abafar o caso. Alguma dúvida que Ellen realmente se meteu em algo com o que ela não pode dar lidar sozinha?

Contudo, apesar da bela trama exposta acima, creio que o episódio foi de longe o mais fraco da temporada, apresentando falhas que poderiam ser perdoadas se estivéssemos analisando uma outra série, da qual não se espera tanto.

Os roteiristas forçaram a barra com o papinho no telefone entre Ellen e sua mãe (servindo para que Boorman descobrisse que Ellen tinha um informante). Uma tremenda conspiração dessa e Ellen sai contando detalhes logo para a mãe e ainda por telefone?

Além disso, fiquei bastante decepcionado com os roteiristas ao nos fazer acreditar que o árabe com a caixinha era um terrorista que tentaria algo contra Ellen, quando na verdade ele não passava de Nasim Marwad, enviado por Chris Sanchez para ajudá-la a descobrir sobre a operação Dust Devil. Sempre digo que em Damages nada é o que parece, porém dessa vez só entrei na deles porque nem me passou pela cabeça que eles usariam um recurso tão batido em uma série que sempre prezou pela qualidade indiscutível de seus roteiros.

Sinceramente espero um 5º episódio melhor. E já chega dessa historinha de grampo no telefone, não? Os anos de experiência de Patty, unidos com a informação de que a CIA está por trás de tudo, são mais do que suficientes para ela desconfiar que telefones não são confiáveis.

PS: Será que Patty contará à Ellen o que seu informante bebum lhe revelou? Creio que esse será o ponto que nos mostrará se o coração de Patty está amolecendo ou se ela continua a mesma. Apostas?

Postar um comentário Disqus

 
Top