“Olá, Sr. Boorman. Aqui é Patty Hewes.”


O sexto e sétimo episódio de Damages mostraram uma rápida evolução de toda a trama desta temporada, principalmente por meio de intensas disputas entre seus principais personagens.

Na trama principal, a disputa Patty e Ellen x Boorman foi muito movimentada e contou com jogadas inteligentíssimas tanto de Ellen quanto de Patty. As duas provaram que, trabalhando juntas, nem mesmo o macaco velho Boorman consegue vencê-las.

Boorman bem que tentou cobrir todos seus rastros, impedindo o acesso das advogadas a Nasim Marwat e eliminando o contato da CIA que elas haviam conseguido por meio de Herndon (o ex-advogado bebum), porém acabou sendo descoberto tendo suas próprias armas utilizadas contra si: o telefone grampeado (que Ellen utilizou como isca para atrair Boorman ao Central Park) e sua visita à Marwat na prisão (quando foi identificado pelo guarda que Patty e Ellen haviam conseguido entrevistar). Agora, contra a parede, só resta uma alternativa a Boorman: entregar a High Star.

Além disso, a vida de Boorman continuou se complicando. Como se não bastassem alguns sinais de arrependimento demonstrados ao longo dos últimos episódios e a visível ansiedade para que o prisioneiro misterioso que mantém em sua casa revele o que sabe, agora sua amante francesinha está prestes a descobrir o prisioneiro, que é na verdade o menino que tem aparecido constantemente nos flashforwards! E agora? Será que Boorman vai ter coragem de apagar a francesinha também?

Aliás, por falar no menino, pelos flashforwards podemos ter certeza de que ele não só não ficará mais preso, como um mês adiante estará frente a frente com Chris Sanchez no contêiner em que este está preso. Claro que a imagem dos dois se encontrando quer nos induzir ainda mais a achar que Sanchez é a pessoa que é encontrada morta por Ellen no futuro, porém vale ressaltar que entre esses dois momentos ainda existe um intervalo de um mês no qual muita coisa pode (e deve) acontecer!


Sanchez por sinal é quem teve pouca importância nesses dois episódios. Ficou preso quase o tempo todo sozinho dentro do contêiner e só apareceu quando Ericksson foi visitá-lo na tentativa de convencê-lo a desistir de rumar contra a High Star. Como não mudou de idéia, acabou no chão, sendo chutado por um Ericksson que cada vez mais vai revelando ser capaz de qualquer coisa para manter seu negócio e defender seus ideais distorcidos. Além da surra em Sanchez, vimos ainda Ericksson jogar muito sujo para convencer um senhor a lhe vender uma enorme propriedade, fundamental para os planos de ampliação da High Star.


E se já não bastasse uma trama complexa e cheia de artimanhas entre os personagens, paralelamente ainda temos Patty Hewes e seus conflitos internos (o que para mim tem sido a trama mais interessante da temporada!). Ao longo dos dois episódios, por duas vezes Patty foi obrigada a encarar o fato que seu tempo neste mundo está se esgotando: primeiro quando seu psiquiatra perguntou a ela se não está preocupada em deixar seu legado a alguém; e depois quando Michael, que reapareceu de repente no escritório da mãe pedindo permissão (negada) para conhecer a filha, perguntou o que seria de Catherine se Patty morresse!

Para piorar, além de Patty não poder passar seu legado ao filho (o que ela claramente demonstrou, no consultório do psiquiatra, ser seu desejo no passado), não é que Michael ainda teve a audácia de iniciar uma briga judicial com a mãe pela guarda da menina? Essa é outra batalha que promete!

Restam agora apenas três episódios para o fim desta temporada... Quantas surpresas será que os roteiristas ainda nos reservam?

PS 1: Estou mudando de idéia em relação a identidade do morto. Pelas mudanças ocorridas nestes dois episódios estou achando que vai acabar sobrando pro Boorman. Resta saber agora quem é que vai mandar matá-lo: a CIA ou Ericksson?

PS 2: Patty cada vez mais demonstra em suas atitudes aproximar-se de Ellen. Desta vez, logo que soube que Catherine não tinha leucemia, correu contar a notícia para ela. Além disso, confessou ao psiquiatra ter pensado em Ellen para perpetuar seu legado e ainda por cima aceitou um acordo no caso que movia contra uma empresa farmacêutica francesa em troca de informações para o caso de Ellen contra a High Star! Até onde será que vai essa aproximação de Patty com Ellen?

Postar um comentário Disqus

 
Top