Um natal alucinógeno.

Nada mais que um episódio pueril que deu certo. Tal foi o resultado que o episódio desta semana de "Glee" ponderou. Até por que nada aqui é digno de críticas degradantes. Pelo contrário, devo ser grato e muito por tantas referências.

Neste quesito o episódio se saiu bem. Pude perceber, logo de cara, que este não seria um episódio comum da temática natalina. Mas para você que até este ponto do texto pergunta-se como é possível ver com bons olhos tal episódio, digo que para aproveitar cada momento do extrardinário natal de "Glee" foi necessário embarcar com os dois pés nesta viagem de tela preto/branco, jingle bells, porcas de nome Barbra e Star Wars.

Feito isto, assim como eu, você deve ter se divertido por inúmeros momentos do episódio. Tanto que me sinto na obrigação de citar alguns, como a participação inusitada de Chewbacca (não é não natal se não tiver Chewbacca!) e de quebra as piadas com os direitos autorais da série de filmes de George Lucas com direito a um sabre de luz não tão reto quanto o original e um Luke um tanto "cheinho" para o gosto popular.

É claro que me refiro a Finn, mas de piadas a já batizada "balofa" o episódio não foi feito. Até por que a própria Santana foi posta no espírito natalino, sem deixar, é claro, de fazer uma crítica categórica ao tom das músicas que iniciaram o episódio. "Essa música é tão depressiva! Eu posso estar morta agora!" (referência à American Horror Story?).

Músicas carregadas com melodrama foram postas de fora da continuação do episódio, para fazer o primeiro natal de "Glee" que realmente condiz com a expressão Merry Christmas (e não Morose Christmas). Sobre cada uma das canções preciso dizer que gostei da grande maioria das adaptações, mas o que surpreende é que estou prestes a fazer meu primeiro elogio a uma música original da série. "Extraordinary Merry Christmas" coube perfeitamente ao que propôs o episódio, além da boa execução dos inegáveis Rachel e Blaine.

Falando da dupla, preciso ressaltar o quão impagáveis foram os apelidos roteirizados por (tia) Ryan Murphy neste episódio. Sempre guardei 'rodinhas', 'cadeirinha' (Artie), 'porcelana' e 'afeminado' (Kurt) na minha lista de favoritos, mas 'other gay' e 'Burt Reynolds jovem' (Blaine) me fizeram rir como se não houvesse amanhã. Porém e apesar da dose de bullyng semanal by Sue e da sua descrença em sem-tetos (que segundo consta são 'nômades urbanos'), Glee novamente deixou uma excelente mensagem de natal para seus telespectadores.

Ainda é valido citar Kim Kardashian, digo, Rachel na busca por satisfazer seus sonhos de consumo em cima de Finn (sem trocadilho). Este, por sua vez, esteve ótimo de Noel dos Porcos ao presentear a namorada com a exótica Barbra, pois me recuso a não chamá-la de outra coisa que não se verdadeiro nome.

Mas a grande cartada do episódio foi o especial de natal em preto e branco. De algum modo tudo aquilo me fez rir e tornou-se ainda mais divertido por relembrar o estilo das antigas sitcons da TV americana, com as interpretações caricatas e toda a interação com o público e a câmera de maneira mais forçada impossível.

Para encerrar este surto criativo de Artie, vulgo Ryan Murphy, Damian finalmente teve um papel de maior importância do que as Cherrios (e olha que isso não é difícil). Além de dar aquela mensagem 'bonitinha' sobre o significado do natal para os cristãos, sem contar na dupla sertaneja com Sam.

O que ainda resta saber é se tais persongens farão falta até 17 de janeiro? O que acham? Best Christmas Ever?

Músicas do episódio:

  • "Extraordinary Merry Christmas" - Original: Blaine (Darren Criss) e Rachel (Lea Michele)
  • "Christmas Wrapping" - The Waitresses: Brittany (Heather Morris)
  • "Blue Christmas" - Elvis Presley: Rory (Damian McGinty)
  • "Let it Snow" - Vaughn Monroe Blaine (Darren Criss) e Kurt (Chris Colfer)
  • "River" - Joni Mitchell: Rachel (Lea Michele)
  • "All I Want for Christmas Is You" - Mariah Carey: Mercedes (Amber Riley)
  • "Santa Claus Is Coming to Town" - Bruce Springsteen: Finn (Cory Monteith) e Puck (Mark Salling)
  • "My Favorite Things” - The Sound of Music: Rachel (Lea Michele), Mercedes (Amber Riley), Kurt (Chris Colfer) e Blaine (Darren Criss)
  • "Do They Know It's Christmas?" - Band Aid: New Directions

Postar um comentário Disqus

 
Top