O natal antecipado de "Modern Family". Na tradução de Phill Dumphy: Express Christmas™

Não é 25 de dezembro, mas no calendário dos Dumphys já é natal. Novamente, a série acerta a mão em mais um episódio evento, provando-nos pela 100ª vez que esta é uma série feita exclusivamente de personagens. E que personagens.

Nunca vi na história da televisão, um elenco deste tamanho ser tão bem aproveitado como tem ocorrido nesta 3ª temporada de "Modern Family". Parece que os roteiristas viram que revezar a grande família (não tão ouriçada quanto a da Globo) em dupla daria certo. E novamente é o que vemos aqui.

Uma dupla mais genial do que a outra. Chega a dar orgulho. Mais até do que Claire ao ver a pequena James Hailey Bond ou melhor Mestre Hailey dos Magos realizar o que faz de melhor. Algo que sua vida inteira esteve caminhando para isto, para este exato momento: compras.

E o que foram os trocadilhos com o nome de Look, digo Luke. Esta é mais uma das piadas que entram para minha lista das quais condenam a dublagem de séries de comédia. Se já é um crime de escalas inimagináveis retirar o sotaque da Gloria, então, dublar esta piada acaba por ser pior do que o índice de mortalidade de crianças latinas por sequestros no méxico (cuidado, gorduroso, quero dizer, Manny). Porém a discussão não é dublagem quando se tem tanta coisa a elogiar.

A sacada genial dos roteiristas ao rescussitar o Cão Mordomo do Jay, por exemplo, guardado no porão por inúmeros episódio só esperando para dar a Gloria uma das frases mais engraçadas que já ouvi-la pronunciar na série: "Ai Deus mío! El diablo IS BACK!". Chega a perder para a Season Finale da 3ª temporada de "Lost". Pasmem.

Ainda a citar grandes momentos da personagem, não poderia esquecir de pontuar a genialidade de Gloria palestrando sobre sua experiência de vida latina: "Crianças são sequestradas aqui tanto quanto no México. Acontece o tempo todo! Não se preocupe!".

Sou um dos poucos que apoiou a troca das Lily's e vejo que estava com razão o ter feito: "Eu tenho dois pais!". Como pontua muito bem a mesma durante a discussão com o homofóbico fake de Mitchell ao lado da defensora da turma GLBTS, Alex. Se ao menos os dois soubessem fechar feridas como o Jay, com uma rolha. Nada disto seria um incomodo, certo?

Porém, o grande incomodo do natal antecipado de MF só é revelado mais tarde em um plot twist trago por ninguém mais, ninguém menos que Gloria, mãe de dois. De quebra é ela que encerra o episódio deixando-nos um mensagem pela qual vale a pena esperar até o ano que vem para rever Modern Family:

Família é Família. Seja aquela que você tem no começo. Ou aquela que você tem no final. O que faz de todos os dias 16 de dezembro. O dia em que lembraremos o significado de fazer o natal acontecer. Seja ele feito de anjos em miniatura decapitados, árvores mutiladas e, até mesmo perus individuais, ou não.

Antes de encerrar a review, mais um ensinamento (Gloria™) a acrescentar:

"Never Luke back! NEVER!"
 
Top