No penúltimo episódio de sua história, Chuck enfrenta seu maior oponente.

Antes de tudo, considero este o penúltimo episódio da série pois na próxima sexta teremos o grande series finale, com dois episódios seguidos, que marcam o último dia de exibição da série. No dia 27 de janeiro de 2012, Chuck se despede da TV e de seus milhões de fãs.

Chuck vs. The Bullet Train começa alguns dias depois de Chuck ser capturado por Quinn. O protagonista encontra-se preso dentro de um trem-bala no Japão, onde Sarah e Casey astutamente chegam para salva-lo. Na base, Ellinor, Devon e Alex fazem exames em Morgan, a fim de descobrir o motivo do Intersect ter causado sua perda de memória, e também para ajudar Sarah, que agora está com o computador em sua cabeça. Enquanto isso, Jeff e Lester continuam sua saga investigativa sobre os segredos da Buy More.

Sarah, após usar e abusar do Intersect, conhece os efeitos colaterais de seus atos: sua memória é prejudicada, e o computador interno foge de seu controle. Em Burbank, Alex é raptada pelo homens de Quinn, e usada como chantagem contra Casey. Na tentativa de resgate, Morgan e Devon também são capturados. Aí entram Jeff e Lester, em um de seus melhores momentos na série: armados até os dentes, a dupla consegue sabotar o ônibus dos sequestradores, descobrir o segredo da CIA, e salvar o dia na Buy More.

O episódio apresenta-se como um dos melhores da temporada, com várias reviravoltas e cenas emocionantes. Chuck e Sarah parecem estar a um passo de sua tão sonhada felicidade; John Casey demonstra quão grande foi a evolução de seu personagem, fazendo de tudo para salvar sua filha Alex; e Jeff e Lester retomam seu posto de alívio cômico da série. Quinn, o maior antagonista desta última temporada, mostra-se cruel e determinado ao sucesso de qualquer forma, sequestrando Sarah ao fim do episódio, nos entregando um dos maiores cliffhangers da série.

Apesar de o foco do episódio ser o romance entre Sarah e Chuck, é importante lembrar o papel do Intersect neste episódio e ao longo de toda a série. Antes um 'simples banco de dados', que evoluiu para um 'banco de dados de tudo que você queira fazer', o Intersect foi falsificado, e hoje é responsável pela perda de memória de Sarah, que certamente causará muitos problema neste final de série. Antes seu maior aliado, o computador atualmente é o maior inimigo de Chuck.

Em seu décimo primeiro episódio, ainda embalada pelo ótimo episódio anterior, a temporada mostra a que veio e atinge seu clímax. Daqui a três dias, podemos esperar um eletrizante e emocionante final de série, que nos faça sentir saudades assim que o episódio terminar, e não nos deixe esquecer de Chuck por muito tempo.
 
Top