“Eu te disse, a Division é minha ou de ninguém.”

Será que estamos presenciando a volta de Percy ao poder? Será que estamos presenciando o “enjaulamento” de Amanda? Dava para imaginar que ao invés de tentar sair das instalações da Division, Percy retomaria seu posto sem nem se mover?

Não, não dava. Esta série continua surpreendendo a ponto de nenhum telespectador imaginar suas resoluções. Nem por parte de Amanda nem por parte de Percy as saídas escolhidas foram óbvias. Tudo foi muito além do que considerávamos possível. E foi muito melhor do que qualquer ideia que tivemos sobre como seria “Sanctuary”.

Amanda sempre deixou à mostra sua vulnerabilidade. Pois aqui vimos que parte desta incapacidade pertencia a um envolvimento amoroso com Percy. Ela, fazendo o papel de mulher que lamenta ser mal tratada. Ele, fazendo o papel de simples macho alfa. Ela, ressentida, se volta contra ele. Mas é aí que está a questão: não é tão fácil se voltar contra Percy.

Na review passada eu disse que Amanda não tinha ninguém em quem confiar ao redor dela. Bom, como a cada episódio Nikita mostra que nem tudo é o que parece, e então vimos que ela tem, afinal, alguém a quem prestar contas. É a esta pessoa misteriosa que ela liga para informar a decisão de colocar seu rival em coma induzido. Seria esta pessoa um membro da Oversight?

Falando em Oversight, acabou que os velhinhos protetores do país não estão tão seguros como imaginavam. Dois guardiões de Percy invadiram o escritório deles e os fizeram de reféns. A salvadora não poderia ser alguém que mais os queria mortos. A “sorte” deles é que caso eles morressem dona Amanda morreria também. Aí todas as peças se encaixaram e os bons velhinhos sobreviveram.


A esta altura, senhor Sean já havia mudado de lado. É impressionante como o rapaz fez um mau julgamento de Nikita, sendo que ele foi o responsável pela morte de um dos membros da Oversight, enquanto ela não foi de nenhum. Para incrementar a confusão, a mãe do rapaz, a senadora Madeline Pierce, se mostrou mais humana do que o restante de seus companheiros. É evidente a insistência dela em colocar o filho à frente da Division, mas ao que parece suas intenções não são tão perversas quanto a de seus colegas ou Amanda e Percy.

A partir de agora, suponho, Sean deve tomar o lugar de Alex dentro da Division. É muito tarde para ele jogar tudo para o alto, como pretendia fazer. É muito provável que ele assuma o posto de agente duplo no novo mandato de Percy. Não deve ser difícil convencê-lo... de um lado sua mãe estará desesperada, de outro ele acabou de conhecer a verdadeira Nikita. E ainda tem Alex, que podemos considerar seu ponto fraco.

Tudo se encaminha para um “novo tempo” em Nikita. Michael encerrou suas férias e Birkhoff também. Alex voltou para onde nunca deveria ter saído e, infelizmente, dá sinais de recaída nas drogas. A Oversight está, mais do que nunca, nas mãos de Percy, assim como Amanda. Talvez ele não tome a Division de uma vez, mas sabemos que mais cedo ou mais tarde o trono dela será dele novamente.

Nem Amanda nem Oversight conseguiram enfrentá-lo. O único inimigo à altura dele é Nikita, a responsável pela sua primeira queda. Só que desta vez acredito que não será tão “fácil” como a primeira, visto que Percy já mostrou que pode ser tão paciente quanto o tempo exigir. Amanda achou que o tinha vencido e pela própria sobrevivência teve que decretar derrota. Alex achou que estava por cima dele, e acabou sendo sua garota de recado. Nikita também é paciente, porém acabou de revelar que está cansada desta luta.

Não dá para cansar agora, Nikita. A guerra de verdade está só começando.

P.S.: Foi lindo ver Nikita toda arrumada para reencontrar Michael...

P.S.2: Então agora o time Nikita tem mais um integrante então? Só falta você, dona Madeline!

P.S.3: Nikita só volta em fevereiro! O episódio 2x13 “Clean Sweep” será exibido só no dia 3 do mês que vem... até lá!

 
Top