R.I.P. William Harrington.

Em termos de qualidade pode-se dizer que o episódio foi superior ao da semana passada. Mas ainda assim ficou muito aquém do esperado. Talvez culpa de um certo excesso de expectativas e imaginação, pois admito que tinha umas teorias um tanto mirabolantes e ver desfechos bem mais simples tornou a coisa toda um pouco decepcionante. Mas vamos as vias de fato.

Quando o caso da semana se mistura com a trama central geralmente temos momentos épicos. Infelizmente a mistura aqui não foi tão empolgante. Tudo começou com Cath e Billy na espreita, unindo provas contra um marido infiel chamado John Cutler. (E eu achei que Billy tinha aberto uma agência de segurança privada e não de investigação amorosa, mas tudo bem.) E tudo corria tranquilamente até que chegou alguém querendo matar Cutler, Cath e Billy trocam tiros com ele e acabam atingidos. Resultando na precoce morte de Billy, motivo do episódio se chamar Kupu'eu (Herói caído).


Até aí tudo parecia promissor. Cath se tornou vingativa, saiu arrancando cateteres e eletrodos afim de encontrar o assassino de Billy (e Cutler por tabela). E ver aquele sangue nos olhos e teimosia foi mais um acréscimo pra lista de motivos pelos quais Cath e Steve foram feitos um para o outro. Até quando chegaram na cabana e não encontraram nenhum vestígio de assassinato pensei que Cath seria desacreditada como Steve já foi algumas vezes antes. Mas a tinta fresca na parede foi suficiente pra provar a sanidade da moça.

Tudo continuava parecendo promissor quando se descobriu que Cutler roubava dados de seus clientes, o que podia fazer com que tudo virasse um caso de segurança nacional. E de repente, depois de inúmeras voltas acaba que o mandante foi o assistente da amante de Cutler por causa de um amor não correspondido. Pelo menos serviu pra ter mais um momento ninja McGarrett, salvando Andrew de ser atropelado por um caminhão. Mas quer dizer que foi por isso que Billy morreu? Tudo bem que eu não tinha boas perspectivas a seu respeito, mas ele merecia mais. Depois volto a comentar sobre a morte dele.

O ponto alto do episódio com certeza foi o retorno de Tio Joe. Steve não teve mais sinal de Doris e chamou Joe pra ver se conseguia alguma resposta. Infelizmente tudo que sabia eram rumores e tinha medo de confirmá-los. Até tentou pedir a ajuda de Danno (numa das melhores cenas do episódio) para fazer Steve desistir dessa história toda. Mas Danno tem razão quando diz que Steve não vai desistir e que é melhor confirmar ou rumores ou ele vai tentar descobrir do próprio jeito nem que tenha que morrer pra isso. E lá foi Tio Joe tirar mais algumas cartas da manga.


E quem diria que depois de quatro temporadas veríamos algo novo saindo daquela velha caixa de ferramentas? Mas acho que Steve nunca ia encontrar aquele papelzinho. E mais números pra tirar nosso sono! A princípio achei que fossem coordenadas (pra quem quiser apostar na loteria: 46 33 79 2 45 6 46 9), mas pela estranha conversa com o estranho Sam (James Brennan) trata-se de uma conta secreta da CIA. E Sam parece mesmo saber por onde anda Doris e sugeriu que deixasse o filho persistente dela no escuro. Difícil saber se Joe seguiu o conselho, mas supondo que tenha ignorado e contado a verdade para Steve, Doris está viva e de volta à ativa. Certo, essa fez o episódio valer a pena. E algo me diz que veremos Sam novamente.

Kono continua com seus perrengues em conta-gotas. Dessa vez Adam se entregou para protegê-la, literalmente se sacrificou por ela. Mas Kono mais do que nunca está decidida a ignorar os conselhos de Chin para sair de Hong Kong, está determinada a ficar até resgatar Adam. E não vejo a hora de termos um episódio inteiro dedicado ao resgate de Kono, marcando assim seu retorno definitivo.


Chin e Danno foram quase coadjuvantes no episódio. No caso de Danno foi porque Scott Caan estava em Los Angeles durante boa parte do tempo de gravação deste episódio, acompanhando uma peça que escreveu para sua turma de teatro. Já Chin ficou praticamente só fazendo a perícia, até tentando colher algum material útil das evidências pra lá de contaminadas. Trabalho que em outros tempos seria do encargo de Fong. Alias, where in the hell is Charlie Fong?

Agora Cath está desempregada. Sabia que essa agência não ia durar muito, só não imaginei que Billy morreria. Imaginei até que ele se mostraria um novo vilão. Mas ver como Cath, Steve e Joe ficaram abalados com sua morte me fez mudar todas as opiniões anteriores. Billy teve um funeral com todas as honrarias da Marinha, e depois todos se reuniram em um legítimo pub irlandês para continuar as homenagens. Encerrando com um belo coro puxado por Joe, com todos cantando The Minstrel Boy. Revejam abaixo.

Obrigada Ítalo por ajudar com o vídeo.

Mas será que agora a Cath finalmente vai entrar pra Five-0? É esperar pra ver. Próximo episódio é de Halloween, esses geralmente são ótimos.

Postar um comentário Disqus

 
Top