Agora, eu me torno a Morte, o destruidor de mundos - Oppenheimer/Walternativo

U-A-U! Ainda estou tentando processar tudo o que aconteceu. Afinal, fico na dúvida semana após semana, pois não consigo saber qual é o melhor episódio dessa temporada. Contudo, o frenesi que foi “6:02 AM EST” com clímax intenso e que trouxe uma tensão inigualável, me fez concluir: assista “Fringe” com um capacete, porque os produtores não pouparam miolos para atingir um nível 5 estrelas. Sensacional!

Sem mais delongas, ou casos semanais, o episódio traz Walternativo fazendo uso da amostra de sangue do filho de Peter e Bolivia para ativar a Máquina dos mundos. O próprio Walternativo faz referência a Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica - única arma capaz de destruir, irradiar e queimar cidades inteiras – que entra em comparação a máquina dos mundos, cujo poder de matar bilhões de pessoas de um universo inteiro superaria a grande epopéia trágica do século XX que foi a descoberta das armas nucleares. Walternativo parafraseia Oppenheimer com a seguinte frase: ‘Agora, tornei-me a Morte, o destruidor de mundos’. Frase que introduz esta review.

Ainda no lado B, temos Bolivia abrindo os olhos para a crueldade de Walternativo e lutando pela salvação de ambos os lados. Ela decide abandonar o próprio filho escolhido pelo avô para atravessar a barreira entre os mundos e salvar Peter. Em sua rápida emboscada, Bolivia é capturada por Walternativo e se vê na mesma posição de sua versão lado A, encurralada e presa pelo sogro tirano. Referência ao episódio 3.01 ''Olivia''.


No lado de cá, temos as conseqüências da ativação da Máquina dos mundos em uma crescente com os temíveis vórtices, cujas únicas respostas se encontravam em um só indivíduo: Sam Weiss. A única frase que vinha em minha mente quando eu via o misterioso ‘imortal’ (ou quase isso) era: “Don’t trust Sam Weiss!” e isso veio à tona quando Olivia o encontra clamando por ajuda e ele pede sua confiança. Isso logo após Olivia encarar uma brilhante luz no céu que foi citada há poucas semanas atrás em um dos vídeos promocionais que a FOX vem divulgando. Lembram da mensagem escondida ‘a blinding white light in the sky’?

E quem não se pegou com os olhos cheios de lágrimas no momento em que Peter se despede de Walter e da Fringe Division? Eu confesso, para mim a cena foi altamente dramática e trouxe um clima de Season Finale que eu nunca esperava deste episódio. Até então, acreditei que o episódio iria acabar naquele ponto, com Peter quase dentro da máquina, seria o cliffhanger perfeito, mas logo somos surpreendidos por uma sequência violenta em que o personagem é arremessado inconsciente no chão.

“Give me the keys and save the girl”, minutos antes, toda a redenção de Walter se encontra naquele momento, quando o personagem entende que suas ações de conseqüências inimagináveis poderiam ser perdoados quando ele estava pronto para deixar Peter ir. Ademais, John Noble, cuja atuação não me canço de elogiar, não poupa esforços para arrancar suspiros na cena em que Walter se encontra na capela do hospital onde Peter é internado. O perfeito paradoxo. Um homem da ciência que se entrega a fé.

Easter Eggs:

Em todas as sequências em que Sam Weiss aparecia, eu me via com o olho arregalado pronto para não deixar passar qualquer mensagem escondida, mas dessa vez a pista não estava na imagem, mas sim no som. No momento em que Weiss avista as bolas de boliche chocando-se, nota-se que a sequência de ‘cliks!’ parece bastante com Código Morse. Como não sou nenhum expert no assunto, peço para quem tiver qualquer pista que deixe nos comentários.


Ainda sobre as bolas de boliche, vale à pena ressaltar que no episódio ‘Concentrate and Ask Again’ vemos Sam Weiss empurrar a bola de boliche azul que se choca na vermelha. Já neste episódio vemos a bola vermelha constantemente se chocando contra outras duas, ou seja, vendo por este panorama temos três bolas de boliche, talvez três universos (?). Claramente, uma brincadeira dos roteiristas utilizando este recurso narrativo da guerra entre os mundos, que seria simplesmente justificável pelos micros terremotos. E claramente em referência ao ataque ao lado A por Walternativo.

É destacável a utilização do objeto usado por Sam Weiss, conhecido como Pêndulo de Newton, cuja função no estudo das leis da física é demonstrar a conservação de energia. No caso, o desequilíbrio das leis da física no lado A desencadeado pela máquina ativou o Pêndulo. E por falar em Newton, destaco que este foi um dos alvos dos vórtices que acabou com toda a vida orgânica do local. Será que essa referência foi feita de propósito?

O glyphs code da semana foi AGENTE cujo significado é bastante amplo considerando todas as possibilidades de referência. Teria ligação com as ações de Sam Weiss? Ou talvez em relação as ações de Bolivia no lado de lá? Deixo essa em aberto para vocês.


Já que falamos tanto de Sam Weiss, devo dizer que notei certa diferença no personagem em termos de idade. Sam Weiss envelheceu? Pode ser apenas um corte de cabelo diferente do ator Kevin Corrigan, mas como em “Fringe” nada é por acaso, achei que valia a pena comentar mais essa com vocês.

A respeito das cores vermelhas e azuis, destaco ainda mais a aparição do verde e do amarelo em meio a essas cores. Em cenas como a da igreja em que Walter implora por uma salvação miraculosa a Peter, temos as janelas feitas com mosaicos de vidros nas cores: vermelho, azul e amarelo. Ademais, o bebê de Bolivia aparece vestido com um gorro vermelho, outrora azul. As cores também são vistas na sala de Walternativo onde quase tudo é avermelhado, enquanto Bolivia veste-se em azul em referência a sua tentativa de impedir que o lado A seja destruído com sua lealdade mudando de lado.


E mais... durante a dramática despedida de Peter temos referência a seqüência de luzes, verde-verde-verde-vermelho ao fundo. Quanto a citação de Brandon no início do episódio à respeito da Gaiola de Faraday, digo que a princípio acreditei ter relação com Daniel Faraday de “Lost”, mas logo descobri que não havia ligação alguma entre o experimento de Michael Faraday e o físico da saga dos Oceanic.

E por último cito nosso querido observador que deu as caras no parque em que Bolivia passeava com seu filho logo atrás da fonte de água como indica a imagem a seguir:


Logo ao fim de 40 e pouco minutos o episódio acaba com um gostinho, ou melhor, gostaço(!) de quero mais. Quero muito mais! Me irritei tremendamente pelo corte do episódio. Uma semana é tempo demais, concordam? Queremos "Fringe" diariamente!

Até semana que vem galera! Comentem!

PS.: Dever de casa: recomendar a Deus e o mundo “Fringe”!

PS.2: Tem coisa melhor que ver Olivia e Peter juntos e nossa agente do FBI acordando e dando de cara com um Walter peladão! Hilário.

Promo do episódio 3.21 ''The Last Sam Weiss''

Postar um comentário Disqus

 
Top