Quem é Gus Fring?

Desde sempre falamos sobre a genialidade de “Breaking Bad” e do seu elenco. Mas nunca falamos o quanto instigante é a complexidade de cada um de seus personagens. Em “Hermanos” retornamos ao passado de um dos vilões mais perturbadores da TV americana para contemplar um dos episódios mais sensacionais de toda série. Um episódio sobre controle e a incógnita que é Gus Fring.

O título “Hermanos” pode até ter relação com os gêmeos de “One Minute”, porém, o episódio tem foco direto no dono da Los Pollos Hermanos. Sua história não poderia ser apresentada de maneira melhor. Enquanto é investigado pelo DEA, Gus parece inextricável e suas mentiras mais convincentes impossível. Porém, Hank é incansável, apelidado de policial osso duro de ruer. O brother-in-law continua a por o dedo na ferida de Gus e em meio a isto, Walter serve como um agente duplo quando solicitado para por um rastreador no carro que poderia facilmente levá-lo ao laboratório. A todo custo este tenta justificar suas ações, a procura de uma garantia de que suas vidas ainda estariam seguras. No entanto, “segurança” é uma palavra que nunca fora concebida a qualquer personagem de “Breaking Bad”.


A cena do interrogatório é um grande jogo de mentes que se divide entre Hank e Gus. Outrora, a trama se liga a um flashback sujo de sangue que conta como o business men (homem de negócios) veio a se tornar o maior traficante de metanfetamina dos Estados Unidos. A morte de seu irmão veio a justificar ódio de Gus por Hector, aquele que colocou uma bala entre os olhos de seu ‘hermano’ e que deu origem ao grande vilão que viemos a comumente conhecer. Ao mesmo tempo em que seu desfecho busca trazer a humanidade de Gus a tona, somente para posteriormente apagá-la com a frieza do irmão.

Da descaracterização de Walter já sabíamos. Ela é visível quando o ego fala mais alto que o pudor e transforma o personagem em antagonista. A maior prova de que Walter mudou está no seu diálogo com outro paciente com câncer no início de “Hermano”. Ele diz como suas escolhas a cada dia demonstram o controle de sua vida, similar ao monólogo que tem com Skyler “Eu sou aquele que bate na porta”, onde no fundo mostra que nunca se deve desistir. Concluímos que o câncer desde sempre pareceu ser o menor dos inimigos de W.W. Sutilmente, esta cena evidencia que talvez, somente talvez, ele esteja voltando. Acredito que Walter não contou a verdade a sua família quando disse que o câncer regressou.

Jesse, apesar de afastado, ironicamente se encontra na mesma posição de Walter. Trabalhando para os dois lados da balança, resta saber para qual lado irá pender no final. Ninguém sabe se suas intenções de matar Gus com o cigarro da sorte são reais. Exemplo disto se encontra no misterioso SMS que recebe e não compartilha com Walter que em tese é conhecido como parceiro. Afinal, omitir é o mesmo que mentir?

O episódio “Hermanos” é definitivamente o melhor desde “Box Cutter”. É impossível não conectar o passado com a trama que se encontra no presente e a isso aplaudimos Vince Gilligan pelo planejamento que durante 4 temporadas sequer deixou dúvidas de quão espetacular é “Breaking Bad”.

Postar um comentário Disqus

 
Top