“Não brinque comigo, Patty. Juro por deus que você vai se arrepender disso.”

Tava demorando. O 8º episódio desta temporada botou fogo de vez no caso High Star e nos revelou muita coisa sobre o que podemos esperar dos episódios finais e, creio eu, também da próxima temporada.

Depois de alguns flashforwards não muito esclarecedores, os apresentados no final deste episódio botaram para quebrar e revelaram não só a identidade do morto (provavelmente), mas também expuseram o final da aparente relação amistosa entre Patty e Ellen.

“Aparente” porque Patty Hewes vem ao longo desta temporada dando sinais um tanto ambíguos em relação a Ellen. Enquanto algumas de suas atitudes indicam que ela novamente está apenas esperando a hora certa de dar o bote e passar a perna em Ellen (como por exemplo nas declarações para o psicanalista), outras mostram uma Patty fragilizada que, após a morte de Tom, vê Ellen como a única pessoa com quem ela ainda consegue cultivar uma espécie de relação social e dividir alguns de seus problemas. E esse dilema pelo qual Patty vem passando tem sido, em minha opinião, o grande mistério da temporada (e não o caso High Star).

Mistério esse que parece ter chegado a uma definição. A personalidade fria e calculista de Patty irá mais uma vez superar qualquer fragilidade e Ellen vai mais uma vez pagar o pato. O grande ponto da discórdia entre as duas parece ser alguma decisão que Patty irá tomar que provavelmente culminará com a morte de Chris Sanchez, o que mostra que, como sempre, Patty não medirá conseqüências para atingir seus objetivos, enquanto Ellen mais uma vez será brecada pela sua consciência.


É nesse ponto que vejo o arco da próxima temporada: Patty irá f... Ellen, de novo. E se no final da 2ª temporada Ellen acabou deixando sua vingança de lado, creio que desta vez ela voltará com tudo contra Patty. Além disso, uma vez que a temporada promete ser a última da série, eu adoraria ver um embate direto das duas. Salve-se quem puder!!!

Vale ainda ressaltar que, mesmo sendo em favor de seus próprios interesses, foi Patty quem salvou o caso de Ellen contra a High Star, convencendo o juiz a autorizá-las a interrogar Erickson. De quebra fomos brindados com Patty orientando Ellen em como agir no interrogatório, de que maneira proceder para conseguir tirar Erickson da linha, coisa que elas habilmente conseguiram.


Ellen pressionou e o ego de Erickson falou mais alto, demonstrando claramente uma grande satisfação pelo fato de que, em sua opinião, haverá guerra para sempre, o que garantiria a permanente continuidade de seus negócios. Como se isso não bastasse, tivemos ainda um confronto direto entre Erickson e Patty (Glenn Close X John Goodman, memorável!), em que ela, de posse de informação fornecida pela amante de Boorman, jogou na cara do empresário que os soldados de Sanchez foram mortos durante a captura de um garoto!


E não é que Erickson não sabia disso? Agora sua confiança em Boorman se foi, o que provavelmente irá colocá-los definitivamente um contra o outro. Boorman, aliás, já está fazendo de tudo para salvar sua pele e, além de literalmente torcer o pescoço de sua amante francesa (que o entregou para Patty), ainda abandonou de vez Erickson, entrando em contato com Patty para entregar o empresário em troca de sua imunidade.

Tenho impressão ainda de que algo que Boorman irá fazer culminará no rompimento entre Ellen e Patty. Uma vez que Erickson autorizou que Sanchez seja eliminado, pode ser que Patty, com a ajuda de Boorman, resolva arriscar a vida de Chris para que pegar Erickson com a boca na botija.

Nesse caso faz muito sentido que o morto seja realmente Sanchez, fato que pareceu bem difícil (mas não impossível) de refutar após a cena em que um capuz é colocado na cabeça de Sanchez e, logo depois, uma espada decepa a cabeça de um prisioneiro com o mesmo capuz. Claro que ainda pode ser uma montagem de duas cenas e o morto ser outra pessoa (por que não o repórter?), mas neste ponto da temporada está cada vez mais difícil de ser outra coisa. Só resta aguardar e assistir aos dois episódios finais para descobrir.

PS 1: Apenas para botar lenha na fogueira, se o morto é mesmo Sanchez, qual o motivo da cena que vimos no episódio anterior em que o menino se encontra com ele e diz que já o viu antes? De repente Boorman soltou o menino e ele está próximo a Sanchez? Isso tem cheiro de armação de Patty Hewes e Jerry Boorman, não?

PS 2: Se Ellen voltar-se contra Patty, qual a chance de, na próxima temporada, termos Michael como aliado de Ellen, contra a própria mãe? Teria outra explicação para o arco de Michael ter sido inserido já nesta temporada?

Postar um comentário Disqus

 
Top