The bitch is dead.

A sina de Carla em Nikita não durou muito. Ela surgiu, trouxe o passado de volta, traiu, e morreu tentando sabotar Nikita... tanto trabalho para quem era o exemplo de vida da nossa protagonista.

O ideal de Carla se baseia na boa vontade da Division. A criadora da agência de assassinos acreditava que, depois de tantos anos, ainda era possível trazer sua criação de volta ao bom caminho. Absurdo, claro. Ainda mais se lembrarmos que ela contava com o "apoio" de Percy para tal.

Mas esse sonho não era só absurdo, era obsessivo. Duas pessoas de importância para Nikita correram grande risco nestes dois episódios, e Carla estava pronta para passar por cima delas sem medo algum. E queria que Nikita fizesse o mesmo! Chega a ser patético. Depois de anos fugindo da Division, e depois que sua pupila a acolheu, ela se achava no direito de avançar sobre qualquer obstáculo que surgisse em seu caminho.

Mais inacreditável ainda é o que Birkoff disse: Nikita a perdoaria completamente. E se esse perdão acontecesse, ela abriria espaço para outra vez ser traída.

Outro ponto absurdo de Carla, é ela acreditar que foi a Division que "fez Nikita". Ironicamente, foi a própria Carla que desempenhou este papel. No 1x14, Rogue, Nikki citou que a única coisa que a manteve viva quando foi recrutada, foi a lembrança de sua mentora. O que a Division fez foi apenas "ativar" o que já existia dentro dela, através da revolta que ela passou a ter contra o abuso de poder da agência.

E, novamente, como Birkoff afirmou, a aluna virou a Mestra. Nikita presenciou os últimos anos da Division vendo como ela age. Ela não só sabe que não existe um caminho de "volta", como está treinada em identificar e derrotar os agentes desta, no caso agora, Carla.


Mesmo no meio de tanta coisa ruim, Ryan está de volta e Alex está mais perto de sua mãe. A estratégia de Alexandra não foi exatamente a melhor e pareceu até forçada, além de ser óbvio que Semak impediria um reencontro tão fácil entre mãe e filha. Mas pelo menos agora Sean e Alex são, oficialmente, uma dupla. E os dois estão no lugar que precisam para alcançar a Black Box.

Já a troca de Ryan por Percy foi boa por ter dado errado para Amanda. Ela perdeu a vantagem que tinha e mais as duas que procurava. E Percy pode até ter escapado, mas além de perder Carla, perdeu também um guardião. Então está mais fraco.

Forte mesmo saiu Nikita. Existe ainda um ponto fraco nela: Michael. Mas ele já aprendeu sua lição. Foi bobo da parte dele de achar que o conselho dela sobre a foto (de Max e Cassandra) fosse por ciúme... como se no mundo deles houvesse espaço para ciúme! Contudo, logo ele caiu em si e rasgou a foto. Apesar de que agora não adianta mais.

Cassandra trabalha para Ari. E isso significa que Max não vai escapar do mundo dos pais nem de um jeito nem de outro. Tenho quase certeza de que a mãe dele acabará morrendo no meio de sua missão de matar Semak, deixando para Michael a responsabilidade de criar o filho.

Como as coisas se resolverão a partir daí, não consigo imaginar. Em La Femme Nikita (a série dos anos 90), Michael foi cuidar do filho enquanto Nikita "salvava" a Section One (equivalente à Division), justamente o que a Carla de agora queria.

Espero que a CW não coloque sua série neste caminho. Não só pela repetição que seria, mas também porque esta Nikita está desde o começo tentando derrubar a Division. E ela mesma dar à agência o mérito por quem ela é hoje... não seria nada coerente com tudo o que vimos até aqui. A traidora já morreu, o amigo está de volta, Alex sabe para quem Cassandra trabalha... bola pra frente. Nada de tentar "reverter" a Division. Deixe que este ideal absurdo morra com Carla. E pronto.

Observação:

- A descoberta da parceria de Ari com Amanda foi tão rápida quanto sua queda. Além de Percy usar isso para que os agente da Division duvidassem da autoridade de Amanda, Semak já deu sinais de que não confia em Ari. E pensar que os dois tramaram seus planos por tanto tempo...

 
Top