Um flashback, a identidade de Shelburne, o parto da ex, passaportes falsos... Esse episódio veio com tudo!

O tempo que passamos sem Hawaii Five-0 foi muito bem compensado. Já de cara tivemos um flashback do momento em que John disse a Steve que ele e Mary iriam para o continente. Ouvimos sobre esse momento diversas vezes, mas ver é bem diferente. Afinal, quando foi que Steve mencionou que discutiu com o pai ao saber que teria que voltar ao continente? Pois é, nunca. E a parte em que John disse que Joe cuidaria dele foi algo com significado inexplicável. Por isso digo "nunca subestime o valor de um flashback".

Dali pros dias atuais, vemos Steve seguindo Joe pelas ruas havaianas. Mas é claro que Joe percebeu. Os dois discutiram até que Steve foi chamado ao trabalho.

Parecia um simples assalto de caminhão com um homicídio "acidental". Mas e quando toda a carga confere com o manifesto? E quando o sangue do motorista morto durante o assalto é achado com a carga? Não demorou muito pra que Steve e Danno fossem atrás do outro motorista, Lee, descobrir o que estava errado. Chegando na casa de Lee, nossa dupla dinâmica o viu amarrado e sendo ameaçado por um cara que Steve acabou matando. Lee acabou confessando que a carga roubada não estava no manifesto por fazer parte de um trabalho que ele fazia por fora. Levando chips usados em passaportes pra uma gangue que os vendia no mercado negro. Mas ele só tinha negociado com o cara que Steve matou.

Danno só esteve envolvido na investigação até ali, pois Rachel entrou em trabalho de parto. E com Stan fora da ilha, só restou a Danno socorre-la. Mas se não me falha a memória, no final da primeira temporada a Rachel disse que o bebê era do Danno certo? E como agora o filho simplesmente é do Stan? Só se a Rachel quer que realmente todo mundo acredite nisso. Mas eu ri muito com o Danno lendo aquele folheto sobre parto sem dor.

Voltando à investigação, os Five-0 descobriram que a "gangue do chip" era de Nicky Chan, um "discípulo" de Sang Min. Então Kono e Lori resolveram ir ao presídio falar com Sang Min pra ver se ele topava ajudar a prender Nicky em troca de cumprir o resto da pena com um nome falso em uma prisão federal no continente, onde supostamente Wo Fat não o encontraria. Mas Sang Min queria também alguns... favores. Favores esses que eu devo dizer que mexeram com minha mente poluída. O coitado só queria comer camarão!

Então Kono e Lori o levaram ao trailer de camarão do Kamekona. E só pelo disfarce do Sang Min já deu pra ver que ia ser uma cena de comédia. Muita gente não gostou, mas o que foi o Kamekona dizendo que ia emagrecer comendo Subway? Mas mais engraçado foi o Steve rindo da encarada dramática de Sang Min.

Mas parando de enrolar, foi aí que decidiram que Sang Min e Kamekona iriam ao esconderijo de Nicky com escuta para tentar descobrir sobre a carga. Escuta essa que segundo Chin, depois que tudo acabasse Sang Min poderia ficar com ela. Mas quando tudo parecia bem, um dos capangas de Nicky foi dizer que Sang Min estava na solitária até o dia anterior. Então os Five-0 tiveram que entrar atirando, com direito a Kamekona cantando uma musiquinha, e prenderam Nicky.

Steve e Chin o interrogaram, e foi aí que descobriram que a carga se tratava de chips de passaportes. Cem chips pra ser mais exata. O suficiente pra uma invasão terrorista. E então o primeiro suspeito do roubo foi o comprador, para não precisar pagar. E o comprador era o dono de um antiquário, cujo qual Joe tentou visitar pela manhã.

Então Steve e Joe foram até lá. Depois de um encontro com Adam Noshimuri para provar que Hiro Noshimuri está vivo. E agora Adam é um aliado.  Mas enfim, na verdade o dono do antiquário (que era só um disfarce) falsificava passaportes para a CIA e era amigo de Joe. E quando os dois chegaram, encontraram o cara baleado, mas vivo. E conseguiu dizer que a gang que realmente roubou os chips o obrigou a falsificar os passaportes, para terroristas é claro, e estavam embarcando. E mais uma vez, os Five-0 fizeram uma ótima apreensão.

Depois de tudo isso, Joe resolveu contar a identidade de Shelburne a Steve. E pra isso o levou ao túmulo de John. Acho que só Steve ainda não sabia que Shelburne era um codinome né? Porque sinceramente, se fosse um nome seria bem mais fácil de descobrir. Então Joe revelou que ele mesmo era Shelburne, e que o codinome surgiu para proteger Steve. Já que Joe deveria cuidaria de Steve e matou o pai de Wo Fat. Que por sua vez caçaria Joe até mata-lo. Foi aí que Joe disse que iria embora, pois não estava cumprindo a promessa que fez a John. Não queria que Joe fosse embora, mas sinto que ele não tardará a voltar.

E o episódio acabou com um momento descontraído entre Danno e Steve olhando o filho de Rachel e Stan no berçário. "Se disser que ele tem o meu nariz eu quebro o seu." Steve não respondeu, mas ele pareceu tão convencido quanto eu de que o filho não é do Danno.

Bem, a grade de programação da CBS é uma demonstração de maldade pura. Prova disso é que o próximo episódio só vai ao ar dia 06 de Fevereiro, até onde sei. Só nos resta esperar...


Aloha!
 
Top