Glee

Ninguém disse que seria fácil.

Glee, na maior parte das vezes, é um festival de piadas cheias de referência e crítica. É claro que como uma boa comédia não poderia ser diferente, mas o que muitos não reconhecem é o lado dramático da série. Este, vez ou outra aparece para presentear-nos com excelentes episódios. É o caso de "The Break-Up", um dos episódios mais bonitos de toda série.

Ryan Murphy decidiu que era hora de partir os corações de todos os fãs e destes casais que nos acompanharam por mais de 3 anos. E mesmo que há alguns episódios já prevíamos que isto iria acontecer, o break-up foi igualmente doloroso.

Desde o momento em que Finn bateu na porta de Rachel no 4x03, a sensação era de que o casal estava prestes a se despedaçar, como uma taça de vidro que finalmente quebra após ser trincada. A separação foi como um choque de realidade. Até então, eu não havia percebido o quanto me importava com este casal até vê-los se separando. E ocorreu igualmente com Brittany e Santana, Blaine e Kurt, e até Mr. Schue e Emma, por mais que os mesmos tenham ficado em segundo plano.

Kurt e Blaine, com todas as mensagens de texto não respondidas e telefonemas interrompidos pela agenda ocupadíssima da Vogue.com, pareciam que estavam estampando na testa um relógio em contagem regressiva até o ponto do break-up. 

Gostei particularmente que o roteiro fez questão de focar em Klaine com a mesma atenção dada a Finchell e Brittana. Um dos momentos mais emocionantes do casal é quando Blaine canta "Teenage Dream", a primeira música que Kurt o ouviu cantar, em uma versão completamente renovada e, o melhor, ao vivo - uma vez que a versão de estúdio não foi utilizada na cena. 

Essa decisão não só serviu para esmiuçar cada sentimento colocado por Blaine na música, como foi o primeiro momento em que pude dizer em alto e bom tom que Darren Chris é um bom ator. Mais do que isso, todos os atores estavam fantásticos neste episódio, conseguindo de fato emocionar.

Vide Santana e Brittany, o casal mais shippado da história de Glee (e do Tumblr), que separou-se após um diálogo de partir o coração. Não é atoa que Brittany procurou conforto no círculo religioso de Kiky, essa que é a maior quenga cristã do McKinley depois do Joe.

Já a cena que encerra o episódio ao som de "The Scientist" não poderia ser melhor. Os flashbacks de Rachel e Finn foram como um soco no estômago de cada fã, assim como os momentos recordados de Brittana, Klaine e Schemma (pior shipper ever). Por esses e outros momentos devo elogiar o trabalho dos atores, especialmente Lea Michele, Naya Rivera e Heather Morris, que nunca entregaram uma carga emocional tão grande dentro da série como a que vimos neste episódio.

O que resta no final é uma enorme sensação de vazio, como se algo tivesse sido arrancado de nossos peitos e se perdido para sempre. Sentirei falta daqueles momentos, dos duetos e dos olhares. E por isso fica aqui o receio e a certeza de que Glee não será a mesma sem eles.


Músicas do episódio:

"Barely Breathing" - Duncan Sheik - Blaine e Finn.
"Give Your Heart a Break" - Demi Lovato - Rachel e Brody.
"Teenage Dream" (Acoustic Version) - Katy Perry - Blaine.
"Don't Speak" - No Doubt - Finn, Blaine, Rachel e Kurt.
"Mine" - Taylor Swift - Santana.
"The Scientist" - Coldplay - Finn, Rachel, Emma, Will, Brittany, Santana, Blaine e Kurt.

Postar um comentário Disqus

 
Top