American Horror Story 2x02

Um festival de referências.

Se tornou impossível falar de American Horror Story: Asylum sem citar alguns dos seus inúmeros elementos. Possessão demoníaca, médicos duvidosos, abdução alienígena. A lista é interminável, entretanto, sabe-se que muitos deles são referência rebuscadas de outras obras do gênero, o que na maioria das vezes torna AHSA tão divertida quanto sua predecessora.

"Tricks and Treats" é uma salada desses elementos. Já no primeiro ato, uma rápida sequência no banheiro de Wendy, namorada secreta da jornalista Lana, nos recorda a famosa cena do chuveiro de Psicose (1960). Diferentemente do longa, em que Lila Crane é morta no banheiro, Wendy acaba sendo atacada por Bloody Face segundos depois de deixar o cômodo. À respeito disto, acredito que este episódio deixou bem claro ao público que o assassino da máscara de peles, na verdade, não é Kit, uma vez que para matar Wendy ele teria de estar fora do hospício.

Outro fator que fomenta ainda mais esta teoria é o fato de Bloody Face aparecer no tempo presente, conforme vimos na sequência de abertura do episódio, em que Teresa foge dentro dos túneis e reencontra Leo ainda vivo, apesar do braço arrancado. Pelo visto, os roteiristas querem fazer de Bloody Face mais do que um serial killer, uma entidade, talvez? Desde já, estou ansioso pelo próximo episódio que, segundo Ryan Murphy, continuará figurando os "flashbacks do presente" onde saberemos se Teresa e Leo irão ou não morrer.

Outra referência visível deste 2x02 fica por conta das excelentes sequências de exorcismo, as quais remetem bastante ao clássico "O Exorcista" (1973) e que não deixam nada à desejar, nem em efeitos especiais, nem em atuações. Há quem critique a inserção desse plot e o ache aleatório, porém, devemos considerar que essa possessão demoníaca poderá render bastante nos futuros episódios, uma vez que Irmã Eunice aparenta estar possuída pelo Satã. Ao menos é o que fica subentendido na sequência da "puxada de coberta", após  o diálogo com o Dr. Arden que, por sua vez, revelou neste episódio outra nuance psicótica sua perturbadora. 

Como se não bastasse torturar pacientes e fazer experimentos em cobaias humanas, Arden é também um maníaco sexual que adora contratar prostitutas para se vestirem de freira e depois matá-las. Com isso a série reforça a ideia de que as pessoas que trabalham no hospício sejam talvez mais insanas do que qualquer paciente que o habita. Vide as tentativas da irmã Jude de curar o homossexualismo com choques elétricos, uma prática antiquada até para a década de 60.

É o que constata o Dr. Thredson (interpretado pelo ótimo Zachary Quinto), mais um visitante que promete investigar e descobrir alguns dos pesadelos ocultos do Asylum. Penso que ele também poderá ser uma das saídas viáveis de Lana do local, já que a mesma perdeu uma das poucas chances de fuga ao impedir que Kit escapasse junto à ela.

Em suma, "Tricks and Treats" soube dosar melhor do que a premiere da semana passada os inúmeros plots que acompanham a trama de Asylum. Vejo que esta temporada tem apresentado tramas mais interligadas do que disformes, as quais poderão converter-se em um dos melhores ou piores anos da série. É impossível prever.  

Postar um comentário Disqus

 
Top