Arrow 1x01

Deem as boas vindas ao novo arqueiro verde da CW.

"Arrow" é o exemplo perfeito do que uma série da CW. Temática jovem, ação e elenco carismático (lê-se: bonito. Logo, se você considera esse rótulo como algo pejorativo, digo com absoluta certeza que você faz parte da parcela que não gostou do piloto da série e não pretende acompanhar, mas caso você considere as séries do canal em sua grande maioria boas produções, é bem provável que tenha a aprovado e se encaixe na minha parcela.

Antes de mais nada entendam, a série veio para realizar as necessidades do canal que precisava urgentemente de uma nova Smallville, não apenas para resgatar o antigo público, mas também para reaproveitar alguns dos cenários da mesma (Olá, Mansão Luthor!).

Logo, é impossível não realizar algumas comparações entre as duas produções. Principalmente porque seus dramas e tramas soam quase como idênticos. Aqui teremos a mocinha que não descobrirá por um longo tempo o segredo do herói, a família que conspira, o senso de vingança do protagonista e todo o drama de sacrificar o amor em prol do que acredita ser certo. Citada as semelhanças, analisemos "Arrow" agora de maneira individual. 

O piloto é eficiente. Consegue apresentar bem a premissa de seu protagonista, sem deixar que o ritmo do episódio se distorça. A cargo disto ficaram as cenas de ação que não deixam nada a desejar e são em sua maioria palpáveis. O que incomoda alguns, porém, são os efeitos visuais, como o CGI utilizado nas cenas da lancha, da ilha e até as bolas de tênis da sequência na fábrica Queen. Todavia, nada que magoe nossas retinas como Ringer um dia já fez.

Além disso, a série tem um potencial gigantesco para fazer tudo o que a outra série da DC já fez com um grande diferencial: "Arrow" tem a chance de usar Smallville como rascunho e fazer ainda melhor, caso seja capaz de não repetir os erros grotescos que a trama da antiga superboy fez nos últimos 10 anos. Um deles, aliás, foi se tornar imensamente saturada e é o que mais temo da série. Já no piloto notamos que ela pretende fazer uma espécie de procedural, em que Oliver irá se vingar de cada um dos empresários que destruíram a vida de seu pai.

Essa é uma proposta natural, mas que em 90% dos casos acaba tornando-se cansativa. Portanto, se for para seguir a linha de "caso da semana" que o faça com qualidade e mantenha no mínimo uma trama central. "Arrow", no geral, mostra-se uma série de grande potencial, só nos resta descobrir se isso se converterá em algo bom ou ruim.

E você, gostou do piloto? Deixe nos comentários!

PS.: A série me ganhou nas referências à Lost (todos estavam mortos) e Crepúsculo (melhor coisa que Oliver poderia ter perdido nestes 5 anos).
 
Top