The Walking Dead

A temporada da prisão está apenas começando.

Depois de uma segunda temporada cheia de irregularidades, The Walking Dead, a série mais assistida da história da TV à cabo está de volta, nos apresentando uma season premiere sombria e silenciosa, porém lenta. 

Tanto se falou na prisão, em como ela era a melhor parte das HQ's e de como detinha algumas das mais surpreendentes reviravoltas dos quadrinhos, que minha expectativa cresceu à um nível absurdo. Esperei meses, acompanhei cada promo, cada imagem promocional que era lançada e aqui estou para dizer que  nada mudou, apesar da ambientação.

Sei que em breve poderei estar aceitando o erro e dizendo o quão maravilhosa a série poderá estar, mas por enquanto, a prisão figurada nesta premiere não passa de uma fazenda do Hershel com grades, suprimento e celas confortáveis. Nela continuarão a ocorrer os mesmo diálogos desnecessários, veremos os mesmos personagens de carisma igual a de um bananeira e os mesmos dramas pelos quais não nos importamos e não nos identificamos. 

Parte dessa impressão negativa se deve ao fato de que esta premiere desenvolveu a trama a um ritmo de zumbi. Há quem diga que The Walking Dead tem a storyline mais lenta da história da TV e ao assistir a este 3x01 não tenho como discordar. Entretanto, devo confessar que o banho de sangue proporcionado por "Seed" fez cada segundo dele valer à pena.

O episódio abre com uma sequência um tanto quanto eficiente do grupo de sobreviventes adentrando uma casa, derrubando walkers, derramando sangue, perfurando olhos e tudo que já é típico em The Walking Dead. Há um momento de calmaria em que todos estão reunidos na sala observando a si mesmos com olhares melancólicos. A sequência consegue mostrar o quanto estes mesmo mudaram durante a passagem de tempo entre a finale passada e a premiere desta temporada, fazendo isto sem pronunciar uma única palavra. O silêncio dos personagens diz mais do que qualquer outro diálogo da premiere. Ele revela o quanto o grupo já se encontra habituado a perder, o quanto exaustos estão de fugir e principalmente, o quanto precisam de algum sinal de esperança.

Quando Daryl avista à prisão pela primeira vez, por mais que ela esteja recheada de zumbis, a trilha sonora de Bear McCreary não apenas instiga curiosidade como também traz um breve senso de alegria. Afinal, que lugar melhor e mais seguro que uma prisão? O que vemos a seguir são minutos e minutos de gritaria e crânios esmagados. Tudo isso feito com muito esmero, como já era de se esperar, pela equipe de efeitos visuais de Greg Nicotero, responsável pela maquiagem e design dos zumbis da série.

Passado o primeiro blood bath, os personagens encontram-se novamente em paz e com espaço de sobra, agora, para acender fogueiras e até cantar. E como sabemos que a segurança do grupo significa cenas de diálogos entediantes, o ritmo do episódio despenca no segundo ato. Porém, é claro, esta era apenas uma situação temporária, especialmente porque Rick desejava não apenas um lugar para passar os dias, mas um lar seguro e definitivo. 

Devo dizer que gostei bastante desta versão um tanto crua e sensata do Rick, ele tem tomado as decisões corretas nos momentos corretos e, mais do que isso, tem tratado Lori da maneira que merece. Esta, por sua vez, nos dá a melhor notícia do episódio quando diz que sofre o risco de morrer no parto.

Hershel, que a conforta durante o diálogo, vai junto à Rick, Daryl, Maggie e Glenn "limpar", por assim dizer, o restante da prisão, o que resulta em uma mordida. Confesso nunca ter esperado a reação de Rick que decide sem piedade cortar a perna de Hershel para que o mesmo não torne-se um walker, mas sim, morra de uma lenta e dolorosa infecção (na melhor das hipóteses).

As sequências ambientadas nos corredores da prisão chegam a ser claustrofóbicas e são as de maior tensão do episódio. Igualmente bem executadas foram as poucas cenas em que vemos Michonne, personagem que apesar de ameaçadora tem cuidado de Andrea com o carinho de uma irmã. Aliás, não pude deixar de notar que Michonne seria a mulher perfeita para o Daryl. Ou sou o único que pensa assim?

"The Walking Dead", mesmo insistindo nos erros que cometeu nas duas primeiras temporadas, ainda é uma das melhores produções da TV à cabo. Também não temos dúvidas de que o material do quadrinho é espetacular e que os roteiristas tem na mão tudo o que precisam para fazer a temporada perfeita. Mais do que isso, eles possuem a semente, basta apenas plantar e fazê-la crescer.

Até semana que vem e keep walking... dead!

PS.: Só eu fiquei imaginando ver o Michael, o Lincoln, o T-Bag e o Sucre no lugar dos prisioneiros? Bom, se depender da Dra. Sara, a porta da enfermaria sempre estará destrancada (só os fortes entendem).

PS.2.: Fantástica a mudança de abertura.
 
Top