A grande cartada de "Grimm" está na mistura de referências e elementos icônicos, principalmente personagens, dos contos dos irmãos "Grimm", fábulas que ganharam notoriedade ao percorrer o mundo em diversas versões, eu diria, mais apropriadas para o público infantil. Quem nunca ouviu falar de contos como o da Chapeuzinho Vermelho, Cinderella e Branca de Neve? Aqui a primeira ganha vida adaptada para uma "realidade" moderna, onde o gorro substitui o casaco e a cesta substitui o iPod.

Logo a premissa da série atraiu minha atenção, ainda mais o vídeo promocional divulgado meses antes pela NBC que exibe logo de cara a cena de abertura da série, sendo esta instigante no melhor estilo "Sobrenatural" de começar um episódio (pelo menos nas primeiras temporadas). Na trama Nick passa a ter visões estranhas de pessoas comuns tornando-se monstros, logo neste quesito achei que os efeitos da série não se mostraram excelentes, mas foram convincentes e cabíveis no contexto em que foram empregados.

É impossível não fazer o link a minha querida "Buffy: The Vampire Slayer", cuja premissa também envolvia caçadores e efeitos visuais ainda mais parecidos. Mas o que difere a série são os contos de fadas travestidos de lendas urbanas, além de todas as nuances de série policial. Até por que Grimm só poderá se firmar na TV aberta apresentando casos semanais, mesmo que isso não impessa um desenvolvimento de uma trama central que possa fazer um bom paralelo com o lado quase procedural da série.

O piloto em si carece de algo, que muitos diriam, ser "sal". Mas o principal problema não é a completa falta de tensão, são os seus personagens. Pelo menos, eu não simpatizei nem um pouco com o protagonista. Doses de canalhísse em uma série como essa, que retrata o sobrenatural, poderia torná-la muito mais legal de se ver e não enxergo isto em em Nick, interpretado pelo nada carismático David Giuntoli. Outras cenas como "Are you an idiot?" trazem o alívio cômico que falta em séries desse gênero, mesmo que em "Grimm" o objetivo é se levar a sério e apresentar uma trama sólida.

Disto não pude tirar conclusões definitivas, talvez pelo fato do promo da série ter entregado todo o caso e resolução do piloto, talvez pela dinâmica ainda vazada que poderá ser executada melhor/pior nos próximos episódios. Portanto, fico ainda com a mesma sensação que tive assistindo seu preview: uma série com potencial para desenvolver bons casos e entreter de maneira descompromissada.

E vocês: o que acharam de "Grimm"?

Postar um comentário Disqus

 
Top