Disse na review passada que "Terra Nova" precisava de rumo, mostrar perspectivas para tramas futuras. Não disse isso acreditando que sequer fosse possível pelo panorama dos episódios anteriores, mas acabei por pagar minha língua neste 1x05.

O desenvolvimento da trama dos Sixers foi o principal motivo para eu ter gostado de "The Runaway", o grupo é uma das poucas coisas na série que não parece ser aleatória na minha visão, diferente dos casos quase procedurais dos dois episódios anteriores. Portanto, dou os devidos créditos a série por tentar desenvolver algo a mais neste episódio. Confesso que me vi preso pela história da garotinha inocente e manipuladora. Cabe dizer também, que tal acontecimento teve importância na trama central, o que é ponto positivo.

Mas os problemas continuam: não me convenço em muitas das cenas com o uso do Chroma Key, as locações das florestas mais parecem o quintal da FOX cheio de coqueiros e os dinossauros ainda soam irreais em alguns recortes. No entanto, se relevarmos estas categorias técnicas veremos aqui uma trama em amadurecimento, mesmo que por incrível que pareça tenha construído o cerne de sua história sob uma criança.

Nele, a guarda da colônia detecta movimentos humanos em meio a floresta densa. A família Shannon acaba por adotar a pequena filhote de porco espinho, Leah Marcos que manipula todos ao redor para concretizar os planos ocultos da Sixer Alfa. Insatisfeito com a resolução da criança escolhendo ficar na vila, me vi surpreendido por ver que por trás de tudo aquilo havia um plano maior. Logo meu maior motivo por ter gostado deste quinto episódio foi que não previ os próximos 10 passos da trama quando o timer ainda marcava cinco minutos.

Fomos também apresentados a um mistério mais convincente do que o da cachoeira que havia perdurado no piloto e que sequer fora citado nestes três últimos episódios. A caixa de pandora (já chamam assim) foi o motivo pelo qual os Sixers arquitetaram todo aquele plano e que põe mais um tijolo na construção da trama que mais aparenta ser uma obra parada.

Mas de mistérios mais maduros a série tem se baseado, como por exemplo: a Sixer Alfa lava o cabelo? Em Terra Nova há chapinha? Maddy conseguirá não vomitar em cima do seu primeiro paciente? Dira Paes vai parar de apanhar do marido? Os preços da laranja vão cair? E o plot do acasalamento?

Em suma, posso dizer que não me incomodei com o envolvimento do arco da temporada na história de "The Runaway" e vocês? Gostaram de ver Jim servindo de espetinho de dinossauro? E a Leah é ou não é a cara da Chloe Moretz do Kick-Ass? Comente!

Postar um comentário Disqus

 
Top