Quando a fada madrinha vem com seu pó, o pirlimpimpim do Rumpelstiltskin já está pronto.

E se a Chapeuzinho Vermelho que conhecemos quando ainda sequer sabíamos ler ou andar fosse uma bitch de carteirinha e tivesse como amuleto da sorte um lobo (nada mal) de cristal? Ou se a Cinderella que encantou crianças ao redor do mundo com a história de uma noite de princesa que culminaria na meia noite, tivesse tal noita financiada, não por uma fada madrinha, mas pelo Rumpelstiltskin?

Essas foram algumas das propostas do episódio desta semana de "Once Upon a Time", mais um episódio que funcionou no roteiro e na execução. Para início de conversa, uma das coisas que adoro na série é como ela tem a liberdade de pegar contos tão conhecidos e modificá-los para tornar tudo ainda mais interessante e até sombrio. Se na semana passada vimos que a Branca de Neve já foi um dia Marrom de Pó, nesta semana fomos surpreendidos pelo fato de de que a Cinderella fez um trato e deu o golpe da barriga dos contos de fada.

Me surpreendi quando a fada madrinha foi assassinada e a plebéia viu a situação como um mero detalhe descartável. A mudança na história ficou realmente interessante e mais ainda, a adaptação do personagem de Rumpelstiltskin para o agiota Mr. Gold. Primeiramente o nome do pilantra, para não dizer agiota, se encaixa perfeitamente no que condiz o perfil de seu personagem. Nos contos, Rumpelstiltskin costumava fazer contratos em troca de ouro e assim realizava favores. Na realidade de Storybrook recebe o noma de Sr. Ouro e ainda trabalha em uma loja de penhores, onde pessoas trocam objetos por dinheiro.

Em ambos os lugares, Rumpelstiltskin faz o preço do Ouro ser caro e se encaixa perfeitamente no papel de vilão da história. Outro personagem bacana é Emma, mas de nada seria ela se não fosse pelo pequeno Henry. Os diálogos do dois sempre me agradam, ainda mais pelo carisma dessa dinâmica, como na cena em que o pequeno liga os pontos do clássico: empregada, madrasta, duas irmãs, Cinderella.

Interessante, como no reino dos Contos de Fadas, as histórias de Snow, Prince Charming e Cinderella se aproximam. Neste formato de flashbacks, a experiência que os roteiristas de Once Upon a Time com Lost, ajudam em muito a fazer da história bem amarrada quando se trata do passado e presente. Adorei, principalmente, como foi contada a história de como Rumpelstiltskin foi preso e o príncipe de Cinderella desapareceu. Diante disto, não tem como não esperar por mais episódios para ver como isso irá se resolver. Por mais pueril que a história seja. Mas, sinceramente, OUAT já me encantou.

Para fechar esse roteiro bem amarradinho, é nos apresentado o amante da Rainha Xuxa. Há quem diga que ele é o lenhador da história da Branca de Neve que supostamente arrancaria seu coração para dar à Rainha Xuxa. Na realidade, ele é o Xerife que oferece a Emma um trabalho no seu departamento. Desde já fico ansioso para ver como reagirá a Rainha Xuxa quando descobrir que eles (futuro casal, com certeza) trabalharão juntos.

Antes de finalizar só gostaria de elogiar mais uma vez a série com o uso soberbo de elementos de contos de fada. Quando Henry sobe as escadas, vemos a típica cena do sapato escorregando e ficando para atrás. São por esse e outros detalhes que Once Upon a Time é um série perfeita na execução do que se propõe.

Postar um comentário Disqus

 
Top