Assim como o novo PET da Zoe, Terra Nova é um bichinho cheio de problemas, arriscado e, ainda que incabível, difícil de largar.

Terra Nova, por incrível que pareça, ainda é uma série sem identidade. Apesar dos cenários marcantes e a temática incisiva sobre dinossauros, a série ainda não consegue mostrar a que veio. Talvez por isso eu não consiga abandoná-la. Pelo simples fato de não ter se definido (sci-fi? drama? policial? comédia? tudo junto?), seja tão difícil dar à ela um ultimato, sabendo que depois poderá entrar nos eixos.

Mas devo dizer que os incomodos são tantos que fico com os dois pés atrás e uma faca na mão quando tiro tempo na minha rotina para assisti-la. E com precauções as minhas retinas (por causa dos efeitos de Chroma Key), fui assistir ao episódio Bylaw, no português Bilau! (sim, é o que você está pensando!). Foi este mais um episódio de trama enrolativa e devo dizer que quando uma série procrastina seus principais acontecimentos (de real interesse) sem entreter neste caminho, incomoda. Muito.

Com Terra Nova tem sido assim. Uma série que tem seguido uma fórmula vagabunda (perdoem o termo) de apresentar um caso enche-linguiça, para nos dois segundos finais, desenvolver algo da trama principal. Irrita saber que destes 40 minutos, só tiramos proveito do nascimento do bebê dinossauro (vamos chamá-lo de Baby de agora em diante) e da ida de Josh aos Sixers.

Mas se o caso mostrasse reviravoltas e ao menos fosse intrigante, o âmbito poderia mudar. O problema é que não é. Sinto que os roteiristas não estão sabendo aproveitar a dinâmica com o local onde a série é ambientada. Não vejo reais problemas com o local, mas sim com os humanos. Principalmente porque o ambiente hostil dos dinossauros não tem dado qualquer senso de perigo. Sendo somente utilizados em cenas previsíveis, como a que abre o episódio: noite... lanternas... armas... dino... OPS!

É como se a série se encontrasse no mundo atual e comum em que vivemos, só que cercada por cenários de pano verde. Cadê as invasões, perdas, falta de esperança e toda a problemática da vila "Terra Nova"? Sinto cada vez mais a falta de elementos sci-fi e pareço não ser o único. Ou alguém ai realmente tem adorado todo o desenrolar?

PS.: Imagino qual será o plot do Baby (alô Família Dinossauros!) com a pequena Zoe: "Você não é a mamãe! VOCÊ NÃO É A MAMÃE! (frigideira!)

Postar um comentário Disqus

 
Top